Powered By Blogger

Jornal O Pioneiro




MATÉRIAS PUBLICADAS NO JORNAL O PIONEIRO



Natal solidário alegra crianças da Creche Angelina Vieira


No dia 02 de dezembro os Pioneiros da Colina coordenaram o Natal Solidário realizado na Creche Angelina Vieira, em Quintaúna, na cidade de Osasco/SP.

A comemoração contou com a presença especial da Sra. Sarah Nair Miscow Machado, esposa do Gen Adhemar (Cmt Mil SE), que abriu o evento. As Servidoras Civis Cida, Vera, Zelina, Ângela, Suzana e Cássia também participaram e contaram com a presença do Papai Noel (representado pelo Sr. William Worth, membro dos Pioneiros) que distribuiu presentes e muito carinho às crianças.  

As crianças e professoras da creche realizaram apresentações musicais durante o evento que foi encerrado com um lanche especial. Um dia que ficou marcado no coração de todos.


Fazer parte dos Pioneiros “mudou a minha vida”
Membros mais antigos relatam suas histórias de amor e dedicação e como entraram para o Grupo


No dia 21 de maio conversamos com quatro integrantes dos Pioneiros que fazem parte do grupo há muito tempo. É o caso do Sr. Clóvis Costa e da sua esposa, Terezinha Narducci Costa que acompanham a história desde o início e mantém tudo documentado, um verdadeiro acervo histórico. Entrevistamos também as senhoras Iraci Gomes e Benê Gruppi, que chegaram um pouco depois, mas todos têm algumas coisas em comum: mais de dez anos de participação e uma história de dedicação e carinho com o Hospital Militar de Área de São Paulo e com os Pioneiros da Colina.  

O grupo de convivência social Pioneiros da Colina começou no ano 2000,  uma iniciativa que contou com o apoio do então Diretor do HGeSP, Cel Grimário (hoje General) e da sua esposa (na época) Leila, junto à pessoas que tem um afeto pela instituição e queria de alguma forma apoiar o Exército no âmbito social e solidário. A D. Terezinha nos mostra contente uma cópia do agradecimento do Comandante do Exército, Gen Ex Gleuber Vieira, datada de 18 de janeiro de 2001, louvando a iniciativa do grupo, o qual tomou conhecimento a partir de uma correspondência oficial do próprio HGeSP, de 28 de novembro de 2000. Começava ali uma longa caminhada.

Na época eram realizados dois encontros semanais, o primeiro (nas quartas) para celebração da missa e o segundo (nas sextas) para as atividades do grupo.

Segundo Terezinha, os Pioneiros representam “a união de todos, uma forma de lazer, companheirismo, solidariedade e aprendizado”. E não é para menos, ao longo do tempo se tornaram uma segunda família e acumularam muitas histórias.  

Benê, que foi criada nas proximidades do Hospital Militar, guarda boas recordações da época e esse vínculo que ajudou a um dia fazer parte dos Pioneiros. No começo não foi fácil. Foi convidada diversas vezes mas nunca aceitou. Dizia estar muito ocupada na época. “Foi a Leila (ex-esposa do Gen Grimário) quem me falou pra entrar no carro enviado pelo Hospital, do jeito que eu estivesse”, relembra. Esse encontro literalmente forçado mudou a vida dela. Quando chegou no então HGeSP, a Leila perguntou se custou para ela tomar essa decisão, Benê respondeu que tinha muitas coisas pra fazer e que eram mais importantes do que um encontro de Terceira Idade. Hoje, participa de todas atividades.
Por unaminidade todos concordam que participar do grupo transformou a vida deles e acreditam que este tipo de atividade pode ajudar a se livrar da depressão, tão comum nesta fase que é constituída por mudanças na vida e na rotina, como a aposentadoria, por exemplo.

Para Terezinha que sempre trabalhou na área administrativa, aproveitou esta oportunidade para apoiar o grupo com o controle de frequências, registro de atas e criou o primeiro informativo que era distribuído semanalmente: uma folha simples com informações sobre a programação dos Pioneiros, classificados, mensagens e acrósticos.

Atualmente os Pioneiros da Colina se reúnem no Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) todas as sextas-feiras, participam de passeios, celebrações religiosas, palestras de orientação de saúde, oficinas de trabalhos manuais, aulas de dança, das solenidades e eventos especiais do HMASP, entre outras comemorações organizadas pelo Núcleo de Convivência Social, tudo incluído em uma mensalidade fixa de dez reais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atalho do Facebook