MATÉRIAS PUBLICADAS NO JORNAL DO HMASP
Gen Feitosa assume a Diretoria de Saúde
O General-de-Divisão Médico Josemar Câmara Feitosa assumiu a Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro, em Brasília-DF, no dia 16 de março, substituindo o General-de-Divisão Médico Jaime Mendes da Costa.
Os Coronéis Médicos Fernando Storte (ex-Diretor do HMASP) e Marcelo Paiva de Oliveira (Diretor do HMASP) foram à capital federal acompanhar a solenidade de passagem de Direção e cumprimentar o novo Diretor de Saúde.
HMASP aprimora atendimento a pacientes da
Marinha do Brasil
Em 13 de abril o Diretor do HMASP recebeu a visita do Vice Almirante Celso Barbosa Montenegro, Diretor de Saúde da Marinha do Brasil e do Vice Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Comandante do 8º Distrito Naval, para aprimorar o atendimento aos militares e dependentes da Força Marítima.
Além da tecnologia e da qualidade dos serviços para atendimento médico-hospitalar do HMASP, a OMS contará com a participação de profissionais da Marinha.
Aprovisionamento oferece alimentação de qualidade aos pacientes e aos profissionais do HMASP
Duas mil refeições são servidas diariamente, além de atender a eventos da OMS
No HMASP desde 2005, o Major Intendente Luiz Carlos de Souza Fonseca Filho, chefe do Serviço de Aprovisionamento, é responsável pela produção de duas mil refeições diariamente, que atende aos pacientes, profissionais do HMASP e também às Organizações Militares que compõem o Complexo do Cambuci (CRO/2, 3º CTA, 4ª CSM e 2ª ICFEx).
São quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e ceia) além de atender à situações extraordinárias como coffe break de eventos especiais realizados no Centro de Estudos do HMASP, apoio aos encontros do Grupo Pioneiros da Colina e coquetéis das solenidades militares.
Apesar do grande número de refeições produzidas diariamente, a responsabilidade do Serviço de Aprovisionamento se estende à qualidade da refeição servida que atenda aos valores nutricionais necessários, além de atender às normas de segurança alimentar, evitando problemas de infecções cruzadas ou qualquer outra situação que comprometa a saúde de quem irá consumir esta refeição e também promove a conscientização para que não haja desperdício do alimento - da cozinha à linha de servir.
O que difere o HMASP das outras Organizações Militares é a diversificação dos alimentos que são preparados (pacientes e efetivo).
O Setor prepara os alimentos que são distribuídos pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) aos pacientes, a partir de um cardápio elaborado pela nutricionista.
O Major Fonseca Filho foi responsável por grandes transformações no HMASP. Criou o Cardápio Programado com quatro semanas de antecendência, que facilita no controle dos gêneros alimentícios, gerenciou todas as obras de infra-estrutura do setor para atender às normas da ANVISA e do Programa de Atenção à Segurança Alimentar (PASA) do Exército Brasileiro, no qual é credenciado como auditor no âmbito do CMSE.
O prédio onde está instalada a cozinha industrial, administração e refeitórios foi inaugurado em 1981, e o projeto original não contemplava as normas atuais.
Para o aprovisionador, dois fatores são marcantes na fase atual: os profissionais estão mais comprometidos e buscam atualização profissional e hoje o número de pessoas que preferem se alimentar no próprio HMASP aumentou, reflexo da melhora da qualidade da refeição servida.
O Serviço de Aprovisionamento que completou 30 anos no ano passado vem passando por uma fase de modernização dos refeitórios, para garantir maior conforto aos usuários, porém sem abrir mão da segurança alimentar.
HMASP realiza Jantar de Confraternização no CMSP
O HMASP realizou o jantar de confraternização no Círculo Militar de São Paulo. O evento foi realizado no dia 15 de dezembro e contou com a presença dos Generais Floriano (Cmt 2ª DE), Russo (Ch EM CMSE) e Peternelli (Cmt 2ª RM) e suas respectivas esposas, oficiais, praças e servidores civis do HMASP, integrantes do grupo Pioneiros da Colina e colaboradores.
O evento foi aberto com o discurso do Gen Peternelli e as palavras do Cel Marcelo que aproveitou o evento para lançar o vídeo institucional do HMASP, produção coordenada pelo jornalista Fagner Nascimento, realizada em Alta Definição (HD), que visa apresentar os serviços realizados pelo Hospital.
Cel Marcelo é condecorado na Marinha
Solenidade ocorreu no 8º Distrito Naval em comemoração ao Dia do Marinheiro
O Cel Marcelo foi condecorado com a medalha “Mérito Tamandaré” em 13 de dezembro em meio às comemorações do Dia do Marinheiro, no 8º Distrito Naval, em São Paulo-SP.
A cerimônia foi presidida pelo Vice Almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, Comandante do 8º DN, que realizou a entrega da medalha.
O Mérito Tamandaré é destinado aos militares ou civis que tenham prestado serviços relevantes à Marinha do Brasil, honrando sua tradição ou seus vultos históricos.
SOBRE O DIA DO MARINHEIRO
O Dia do Marinheiro é comemorado na data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. A data foi instituída em 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo Almirante ao povo e à pátria.
O Almirante Tamandaré nasceu na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807. Foi indiscutivelmente figura destacada no cenário militar do Brasil durante o Império, principalmente no Segundo Reinado.
Filho do patrão-mor do porto da cidade, descobriu sua vocação para o mar aos 15 anos de idade. Foi aceito na Marinha, como voluntário, embarcando pela primeira vez na Fragata “Niterói”.
Morreu no dia 20 de março de 1897, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2003, entrou para o Livro dos Heróis da Pátria, honraria que lhe foi concedida por iniciativa do Congresso Nacional.
Dicas de sobrevivência ao Infarto do Miocárdio
O Ministério da Saúde estima que 71.997 brasileiros morreram em decorrência do infarto do miocárdio no ano de 2007.
No ano de 2009, o número de hipertensos cadastrados no Brasil pelo Sistema HiperDia/SUS correspondeu a mais de 31,5 milhões de pessoas.
Adotar uma dieta balanceada, com teor reduzido de sódio, acompanhada de exercícios físicos e monitoramento médico ajudam a elevar a qualidade de vida, e 25% dos infartos em hipertensos podem ser previnidos.
O Coronel Médico Miguel Mouta Ferreira Jr., cardiologista do HMASP dá dicas importantes para reduzir o risco de morte do infarto do miocárdio, independente da idade da vítima.
COMO SOBREVIVER AO INFARTO DO MIOCÁRDIO
1. Reconheça sinais de um ataque do coração: respiração curta, dor no pescoço, dor ou pressão no peito com mais de dez minutos de duração irradiando para pescoço ou para os braços, ardência no estômago que não passa com remédios, sudorese, fraqueza intensa e tontura.
2. Pare de dirigir ou de fazer qualquer esforço. Sente-se. Não tente dirigir até o hospital, pode ser uma questão de segundos para você perder a consciência.
3. Chame192, explique os seus sintomas e o local onde está ou peça ajuda a alguém. O tratamento precoce do Infarto, em qualquer Pronto Socorro, triplica as chances de sobrevivência.
4. Se tiver Aspirina (ácido acetilsalicílico), tome ou mastigue um comprimido.
5. Se já usar “Isordil” ou “Sustrate”, coloque um comprimido sob a língua.
6. Se já tiver balão de oxigênio, use-o com um fluxo mínimo.
7. Cabos de Desfibriladores Portáteis, de pilha, podem ser colados no peito do paciente, mesmo que este não esteja tonto ou desmaiado, pois pode atuar como preventivo de parada cardíaca. Alguns desses aparelhos já vem com voz gravada, instruindo o passo-a-passo.
8. No Pronto Socorro o médico descobrirá a origem da dor. Não existe nenhum problema se forem apenas “gases intestinais“.
9. Apenas o médico decidirá qual o tratamento adequado, que pode ser: anticoagulante por veia (tipo alteplase, ou streptoquinase), cateterismo cardíaco com dilatação da artéria coronária fechada, ou, cirurgia cardíaca (“ponte safena ou mamária”).
10. Previna-se! Realize check-up anual com o seu cardiologista.
Gen Enzo visita as instalações do HMASP
O Exmo Sr General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército, visitou as instalações do Hospital Militar de Área de São Paulo, no dia 1º deste mês, em caráter não-oficial. A visita contou com a presença de sua comitiva, que veio de Brasília-DF, do Gen Adhemar - Comandante Militar do Sudeste e do Gen Peternelli - Comandante da 2ª Região Militar.
O Comandante da Força chegou no HMASP por volta das 9h e se deslocou para o Salão Nobre onde acompanhou a apresentação dos oficiais, logo após se dirigiu para o gabinete do diretor com os demais oficiais-generais e comitiva, dando início ao roteiro de visita ao Hospital.
HMASP realiza Ação Cívico Social
No dia 03 de setembro, o HMASP realizou a Ação Cívico-Social (ACISO) em comemoração à Semana do Soldado, no Shopping Aricanduva, Zona Leste de São Paulo.
O HMASP realizou serviços de orientação de saúde bucal, aferição de Pressão Arterial e testes de glicemia gratuitamente à população.
A Ação Cívico-Social é promovida pelo Comando Militar do Sudeste, com a participação de diversas Organizações Militares (OM) que tem a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido por cada OM.
A ACISO comemorativa à Semana do Soldado, é alusiva ao Dia do Soldado comemorado em 25 de agosto, data de nascimento do Duque de Ca xias (Marechal Luís Alves de Lima e Silva), Patrono do Exército Brasileiro, que nasceu no ano de 1803.
Especificamente, o HMASP a partir deste trabalho, apresenta uma síntese do Serviço de Saúde promovido pelo Exército Brasileiro em São Paulo.
Cel Marcelo recebe a Medalha do Pacificador
Em 25 de agosto (Dia do Soldado), o Cel Med Marcelo Paiva de Oliveira (Diretor do HMASP) foi agraciado com a Medalha do Pacificador, entregue pelo Gen Div Roberto Sebastião Peternelli Júnior, Comandante da 2ª Região Militar. Na mesma solenidade, foi homenageado o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin .
A Medalha do Pacificador foi criada pela Portaria nº 345 de 25 Ago 1953 para homenagear os militares ou civis que tenham prestado serviços que elevaram o prestígio do Exército Brasileiro.
HMASP inaugura espaço religioso
O HMASP realizou a inauguração da Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós em 13 de agosto. A solenidade religiosa foi presidida pelo Tenente-Coronel Pe Hércules Antônio de Lima, Subchefe do CMSE, e foi concelebrada pelo Capitão Pe Lázaro Teodoro Mendes, Capelão do Cmdo da 2ª RM e prestigiada pelo General-de-Divisão Roberto Sebastião Peternelli Júnior, Comandante da 2ª Região Militar e pelo Coronel Médico Marcelo Paiva de Oliveira, Diretor do HMASP.
O espaço religioso foi instalado no pavilhão administrativo do HMASP, local próximo ao Núcleo de Convivência Social, ponto de encontro dos integrantes do grupo Pioneiros da Colina, que escolheram por votação o santo qual seria dedicado a capela e prestigiaram a inauguração.
Coqueluche: doença volta a preocupar em São Paulo
Um importante alerta sobre o aumento dos casos em crianças menores de um ano
Apesar da campanha de vacinação, os casos de Coqueluche voltaram a aumentar, segundo a Gerência do Centro de Controle de Doenças - CCD e a Coordenação de Vigilância em Saúde (CONVISA) da Prefeitura de São Paulo. Os casos registrados em 2011 representam um aumento de 40% comparado a 2010.
A Coqueluche, conhecida também como Pertússis, mata de 1% a 2% das crianças com menos de um ano infectadas. Seu principal sintoma é tosse violenta, contínua e dolorosa. No mundo, é estimada a ocorrência de 30 a 50 milhões de casos e cerca de 300 mil mortes por causa da doença.
É extremamente importante que seja tomada a vacina DTP (difteria-tétano-pertússis) que age na prevenção à Coqueluche. Segundo o CCD e a CONVISA, em 2011 foram registrados (até o momento) 238 casos suspeitos de coqueluche e a maior incidência de
morte foram em crianças menores de um ano de idade.
O número de notificações de crianças com a doença foi de 238 em 2011, contra 142 em 2010, o maior índice desde o início da década. Fato que preocupou as autoridades sanitárias em São Paulo.
Nos casos de tosse contínua com liberação de catarro, procure um pediatra, o mais urgente possível, para que seja realizado em tempo hábil o diagnóstico e o tratamento para a doença.
Cel Marcelo visita o Centro Médico da PM
O Cel Med Marcelo Paiva de Oliveira, diretor do HMASP, visitou o Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no dia 21 de setembro, em ocasião da solenidade de aniversário de 119 anos da instituição.
Estavam presentes na solenidade o Dr. Giovanni Guido Cerri - Secretário de Estado de Saúde de São Paulo, o Cel PM Danilo Antão Fernandes - Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o TC PM Antônio Yoshimori Hamada - Diretor do Centro Médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário